terça-feira, 18 de abril de 2017


A ACEA – Associação de Cultura Espírita de Alcobaça, no passado dia 8 de abril de 2017, participou na Limpeza da Praia das Paredes da Vitória, no âmbito do evento “VAMOS LIMPAR A EUROPA”, numa iniciativa levada a cabo pela Câmara Municipal de Alcobaça.

A ação começou com uma breve formação, seguida da distribuição de material de trabalho (sacos e luvas), bem como de água e lanche, para todos os participantes.

Neste evento esteve bem patente o despertar da necessidade de mudança interior, que leva à mudança comportamental do ser, através das famílias que se foram chegando ao grupo (algumas com crianças bem pequenas), alguns banhistas ocasionais, bem como, claro, o grupo de crianças e jovens da ACEA, secundado por alguns elementos mais velhos que não quiseram deixar passar esta enriquecedora oportunidade de dar o exemplo na prática do bem.

Foi com boa vontade e muito entusiasmo que se arregaçaram as mangas e se deitou mãos à obra, colhendo lixo de toda a ordem, deixando em todos impressa a marca da dura realidade dos atos irresponsáveis ainda praticados pela humanidade, mas já com a consciência da responsabilidade na correção do erro e do poder inerente ao pequenino esforço individual, fortalecido pelo trabalho em equipa.

Como podemos ler no artigo emitido pela CMA sobre este evento “Em 2016, foram registadas 5800 iniciativas em toda a Europa, que congregaram cerca de 500 mil participantes”, a humanidade está em crescente consciencialização sobre a correção dos maus hábitos diários que prejudicam todo o planeta.

Neste gesto de sensibilização, retiraram-se cerca de 4 toneladas de lixo, desde o simples cotonete (às centenas!) até grandes volumes de plástico e redes de pesca, entre outros, tão prejudiciais ao equilíbrio do ecossistema, enquanto se lançaram as “sementes ecológicas” que se sedimentarão cada vez mais!

Compete-nos agora continuar, diariamente, nos nossos lares, escolas, locais de trabalho ou onde nos encontremos, na prevenção através da correção dos maus hábitos enraizados, pondo em prática a política dos 3 R – Reduzir, Reutilizar e Reciclar!

Para o ano lá estaremos!

Fonte: ACEA